Pesquisadores do Instituto GeoAtlantico contribuíram ativamente com a exposição de minerais e rochas e experiências aos participantes.
Nos dias 2 e 3 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, o Núcleo Darwin do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Maricá, recebeu a exposição permanente de minerais e rochas, organizada pelo projeto de extensão Caminhos Geológicos da UERJ (PCGUERJ). A equipe, composta pelos pesquisadores do GeoAtlantico Miguel Tupinambá, Júlio Almeida e Luiz Guilherme Eirado, conduziu os visitantes pela mostra.
A exposição, idealizada e montada com a colaboração do geógrafo Marcus Cambra, pesquisador do projeto e membro do comitê gestor do Geoparque Costões e Lagunas do RJ, ofereceu uma oportunidade única de aprendizado e interação com o patrimônio geológico da região. No dia 3 de junho, Marcus Cambra atuou como guia, proporcionando uma experiência enriquecedora aos participantes da Semana do Meio Ambiente.
Miguel Tupinambá enfatizou a relevância do Instituto GeoAtlântico (IGA) em eventos como a Semana do Meio Ambiente e nos projetos de extensão. “Eventos como a Semana do Meio Ambiente, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, os Geodias, entre tantos outros, são oportunidades essenciais para celebrar temas de grande importância para a sociedade. Nestes momentos, as pessoas se confraternizam, compartilham experiências e, ao final, todos se beneficiam. Novos conhecimentos e atitudes são adquiridos, e as pessoas acabam por se conhecer mais e melhor. Para os pesquisadores do IGA, participar destes eventos, além de prazeroso, é um verdadeiro privilégio”, afirmou.