Pesquisadores do Instituto GeoAtlantico tem presença marcante no 51º Congresso Brasileiro de Geologia, em Belo Horizonte

O Instituto GeoAtlantico (IGA) teve destaque no 51º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado no Centerminas Expo, em Belo Horizonte. Três pesquisadores receberam importantes prêmios em reconhecimento às suas contribuições para as geociências: Monica Heilbron (UERJ), coordenadora do IGA, Lauro Montefalco (UFPE) e Fernando Alkmim (UFOP).

Monica Heilbron foi agraciada com a medalha Henri Gorceix, em reconhecimento por sua contribuição na formação de recursos humanos na área de geociências. “Estou muito feliz e honrada por receber essa medalha, especialmente durante a abertura do Congresso Brasileiro de Geologia, junto a outros pesquisadores do Instituto GeoAtlantico. É uma honra e um ponto altamente positivo para o nosso instituto”, destacou Heilbron.

Lauro Montefalco foi premiado com a medalha Fernando Flávio Marques de Almeida pelo melhor artigo publicado no Brazilian Journal of Geology , intitulado “Accretionary Models for the Neoproterozoic Evolution of the Borborema Province: Advances and Open Questions” . “Receber essa medalha é uma grande honra, pois valoriza a produção científica nacional. Fico muito feliz em ser premiado no maior evento de geologia, especialmente por iniciar minha trajetória com o Instituto GeoAtlantico”, afirmou Montefalco.

O ápice da abertura do congresso foi uma homenagem a Fernando Alkmim, que recebeu o título de presidente de honra do evento. “Na minha carreira que é toda voltada para o Pré-Cambriano e depois de muitos anos com adversidade de materiais eu nunca imaginava que pudesse obter essa distinção, que me honra profundamente”, declarou Alkmim.