Laboratório de pesquisa da UERJ vinculado ao Instituto GeoAtlantico conquista edital para adquirir equipamentos de ponta

Laboratório de pesquisa da UERJ vinculado ao Instituto GeoAtlantico com coordenação do projeto da Monica Heilbron “Isótopos radiogênicos e não convencionais no Sistema Terra-Vida: expansão das aplicações do Lagir”, tendo Claudio Valeriano (coordenador do Lagir) e Henrique Bruno (Vice coordenador do Lagir)

O edital contemplou o recurso de R$ 7,4 milhões, onde serão adquiridos espectrômetro de um Laser Ablation System Iridia, um triturador de mandíbulas e um moinho de discomassa multicoletor Neoma.

Em entrevista ao site da UERJ, Bruno comentou que novo módulo permite a análise de soluções líquidas e amostras sólidas, determinando diversos minerais, como zircão e apatita, importantes para entendermos a evolução do nosso planeta e como os primeiros continentes se formaram. Também pode ser aplicado para a Geologia Econômica (mineração), Oceanografia, Geografia, entre outras áreas.

Confira aqui a matéria completa (https://www.uerj.br/noticia/laboratorios-de-pesquisa-da-uerj-conquistam-edital-para-aquisicao-de-equipamentos-de-alta-performance/)

Equipe do Lagir, com os professores Claudio Valeriano e Monica Heilbron (à dir.) e Henrique Bruno (à esq.). Fonte: UERJ/Divulgação.