Aluna da pós-graduação da UFRRJ representa o Brasil em evento na Irlanda
A aluna Stephany De Paula, do Programa de Pós-graduação em Modelagem e Evolução Geológica (PPGMEG) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), participou entre os dias 14 e 15 de julho do workshop internacional Stonebuilt Ireland, realizado na Trinity College, em Dublin, Irlanda.
Durante o evento, Stephany apresentou de forma oral o tema: “Além Paraíba Mylonite, the Heritage Stone of the Coffee Valley – Rio de Janeiro, Brazil”, destacando a importância dessa rocha no contexto histórico e cultural da região fluminense conhecida como Vale do Café.
Voltado ao estudo e preservação do patrimônio construído com pedras naturais, o workshop teve como objetivo promover a troca de experiências entre pesquisadores de diferentes países. O primeiro dia foi dedicado à apresentação de trabalhos acadêmicos, enquanto os demais incluíram visitas técnicas a construções históricas feitas com rochas patrimoniais, com explicações sobre os materiais utilizados e o contexto geológico e arquitetônico das edificações.
De acordo com o site oficial do evento, a Irlanda apresenta uma rica diversidade geológica, com rochas ígneas, sedimentares e metamórficas empregadas na construção civil por mais de dois mil anos. Até meados do século XX, era comum o uso de pedras locais em edifícios públicos, religiosos e vernáculos, o que conferiu identidade visual e regional a vilas e cidades.
Dublin é marcada pelo uso do granito de Leinster e da pedra Portland, importada; Galway utiliza calcários do período Mississipiano; enquanto Cork e Kerry se destacam pelo uso de arenitos locais. Pedras decorativas como o mármore de Connemara e o calcário vermelho de Cork também foram amplamente utilizadas tanto na Irlanda quanto no exterior.
Stephany destacou a importância do evento para o avanço acadêmico e para a troca de experiências internacionais. “Gostaria de agradecer ao apoio para que eu fosse ao worshop. É muito importante para a ciência que exista um Instituto que fomente a pesquisa nacional. Foi um evento no qual pude ter trocas de experiências sobre o estudo e divulgação de pedras símbolos pelo mundo. Além de aprender sobre as diferentes culturas de conservação desses patrimônios”, afirmou.
Renata Correia – Jornalista
Contato para imprensa: institutogeoatlantico1@gmail.com