Por: Breno Borges e Mirna Neves
Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
– O que são leques aluviais e como se formam?
Leques aluviais são depósitos sedimentares em forma de leque (isto é, com forma triangular) que se formam em locais onde há um desnível abrupto no terreno, ou seja, áreas altas, como montanhas, ao lado de áreas baixas, como planícies. Nesses locais, a água da chuva, impulsionada pela força da gravidade, desce encosta abaixo formando rios ou simplesmente misturando-se com os sedimentos em um processo chamado fluxo gravitacional.
– Qual é o tamanho dos leques aluviais?
Os leques aluviais variam em tamanho e extensão. Como os agentes de transporte geralmente são a água e a força da gravidade, é possível observar cones de dejeção de sedimentos em forma de leques em escala de alguns metros (Figura 1A) até muitos quilômetros de extensão (Figura 1B).Um dos principais controles para essa variedade de dimensões são: o espaço disponível para os sedimentos serem acumulados, a quantidade de sedimentos vem das áreas altas (chamadas áreas-fonte) e a quantidade de água para mobilizar e transportar os sedimentos em grandes distâncias.


– Relação entre falha tectônica e leque aluvial
As falhas são estruturas geológicas formadas por movimentos tectônicos, que quebram e deslocam grandes blocos rochosos. As falhas podem causar a formação de desníveis no terreno, criando áreas altas ao lado de áreas baixas e controlando a formação de leques aluviais. Por causa do desnível acentuado, a descida de água e sedimentos pelas encostas é facilitada e o depósito se forma quando o fluxo perde a energia, ao chegar nas áreas baixas (Figura 2).
