Anderson Costa é convidado por universidade canadense para palestra sobre a formação do Atlântico

Anderson Costa, pesquisador do Instituto GeoAtlantico apresentará pesquisa sobre o rompimento de Gondwana e o magmatismo que deu origem a ilhas oceânicas, fortalecendo a parceria entre o INCT GeoAtlântico e a University of Western Ontario.

O professor Anderson Costa dos Santos, do Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi convidado pelo Department of Earth Sciences da University of Western Ontario, no Canadá, para ministrar a palestra intitulada “Gondwana Breakup and Atlantic Ocean Formation – Magmatism and Islands Formation”, durante sua visita acadêmica à instituição, que ocorrerá entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro de 2025.

A conferência abordará os processos geodinâmicos associados à fragmentação do supercontinente Gondwana e à formação do Oceano Atlântico, com ênfase no papel do magmatismo intraplaca e na origem de ilhas oceânicas, como a Ilha da Trindade, localizada na margem Atlântica brasileira. Serão discutidos modelos geológicos e geoquímicos que contribuem para a compreensão da evolução litosférica e do vulcanismo associado à abertura do Atlântico Sul.

O convite foi formalizado pela professora Patricia Corcoran, presidente interina do Department of Earth Sciences, destacando a relevância da atuação do professor Anderson Costa dos Santos e sua parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto GeoAtlântico (INCT GeoAtlântico) para o fortalecimento do intercâmbio científico internacional.

A atividade representa uma oportunidade para ampliar as colaborações entre pesquisadores canadenses e brasileiros em temas relacionados à geodinâmica, petrologia ígnea e geociências ambientais, contribuindo para o avanço da pesquisa sobre a evolução do Atlântico e suas ilhas vulcânicas.