Gabriel Lima é premiado pelo CREA-RJ com pesquisa orientada por pesquisadores do Instituto GeoAtlantico.

Premiação reafirma o papel do Instituto GeoAtlântico na formação de novos talentos em geociências.

O geólogo Gabriel Pereira da Gama Lima, ex-aluno da Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi o vencedor do XIII Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, na categoria Trabalho de Conclusão de Curso. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 10 de dezembro, no Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro.

O trabalho premiado, intitulado “Caracterização geológica e geofísica do Terreno Ocidental da Faixa Ribeira a partir do método Magnetotelúrico (MT)”, teve orientação da professora Monica Heilbron, docente da Faculdade de Geologia da UERJ e coordenadora do Instituto GeoAtlantico (IGA). A coorientação foi realizada pelos pesquisadores Sergio Fontes e Artur Benevides, ambos do Observatório Nacional (ON), sendo Fontes também pesquisador do IGA.

Pesquisa integra geologia e geofísica

Segundo Gabriel, a monografia teve como principal objetivo investigar a estrutura geoelétrica em subsuperfície da região de interação entre o Cráton São Francisco e a Faixa Ribeira, a partir de um perfil magnetotelúrico (MT) com direção NW–SE, localizado no sul de Minas Gerais.

“A partir dessa abordagem, foi possível identificar a influência das colisões neoproterozoicas associadas ao Evento Brasiliano e visualizar a continuidade, em profundidade, dos blocos crustais e das zonas de sutura já conhecidos em superfície, integrando de forma consistente as informações geofísicas e geológicas”, explicou Gabriel.

Reconhecimento acadêmico e novos caminhos

Para o pesquisador, a premiação representa um marco importante em sua trajetória acadêmica. “Essa premiação fecha meu ciclo na graduação com chave de ouro. Além disso, traz visibilidade para uma pesquisa que considero muito relevante e reforça que todo o esforço e dedicação ao longo do trabalho valeram a pena”, destacou.

Gabriel também ressaltou que o processo de desenvolvimento do trabalho foi marcado por uma experiência formativa intensa e pela cooperação institucional. “A parceria entre a UERJ e o Observatório Nacional foi fundamental. Na UERJ, aprofundei meus conhecimentos em geologia tectônica sob a orientação da professora Monica Heilbron. Já no Observatório Nacional, tive contato com todas as etapas do método magnetotelúrico, desde a aquisição até a inversão dos dados, sempre com o apoio dos meus coorientadores Sergio Fontes e Artur Benevides”, afirmou.

Como desdobramento natural desse percurso, Gabriel atualmente cursa o mestrado em Geofísica no Observatório Nacional, dando continuidade à linha de pesquisa iniciada na graduação.

Formação de novos talentos

Para o pesquisador Sergio Fontes, a premiação reflete o empenho e a dedicação do aluno. “A atividade de pesquisa exige dedicação diária e contínua. O Gabriel procurou nosso grupo no Observatório Nacional e se dispôs a trabalhar conosco desde o início. É muito gratificante vê-lo premiado pelo CREA por um excelente trabalho, que integra geologia e geofísica em um segmento importante do Orógeno Ribeira”, afirmou.

Fontes destacou ainda o potencial acadêmico do pesquisador. “Esse reconhecimento marca um início promissor de carreira e também nos traz a satisfação de cumprir nosso papel como pesquisadores na formação e descoberta de novos talentos. Certamente virão muitos outros resultados. Gabriel já avança seus conhecimentos no mestrado em Geofísica do ON.”

Integração institucional e excelência acadêmica

A coordenadora do Instituto GeoAtlântico e orientadora do trabalho, Monica Heilbron, celebrou o reconhecimento. Segundo a pesquisadora, o resultado reforça pilares fundamentais do Instituto GeoAtlantico. “A premiação evidencia a formação de recursos humanos de excelência e a interação sinérgica entre as instituições que integram o IGA”. 

Gabriel agora é mestrando do Programa de Pós-Graduação do Observatório Nacional, com orientação vinculada à UERJ, demonstrando os laços sólidos das nossas parcerias institucionais. “Parabéns ao Gabriel e vida longa ao Instituto GeoAtlantico”, finalizou Monica.

Contato para a imprensa:

Renata Correia – Jornalista

Contato: institutogeoatlantico1@gmail.com