IGA apresenta mais de 30 trabalhos e ações educativas no XX Congresso de Geoquímica em Búzios

Mais de 30 trabalhos foram apresentados no evento em Búzios, que também contou com atividades de extensão para alunos e professores da rede pública.

O Instituto GeoAtlantico (IGA) participou do XX Congresso Brasileiro de Geoquímica, realizado entre os dias 10 e 13 de agosto, em Armação dos Búzios, no Rio de Janeiro. Durante os quatro dias de evento, pesquisadores do instituto apresentaram mais de 30 trabalhos, reafirmando o compromisso da instituição com o avanço e a disseminação das Geociências.

Entre os destaques esteve o projeto de extensão voltado a alunos do ensino médio e professores da rede pública de Búzios. A iniciativa contou com a participação dos pesquisadores do IGA Monica Heilbron (UERJ), Mauro César Geraldes (UERJ), Anderson Costa (UERJ) e Guilherme Loriato (UERJ), além do projeto vinculado ao IGA, Sociedade Interativa. Também integraram a ação as professoras Maria Elisabeth Zucolotto (Museu Nacional) e Kátia Mansur (UFRJ).

A proposta foi aproximar o conhecimento científico gerado nas universidades da comunidade local, rompendo barreiras entre academia e sociedade. “Um dos objetivos é tornar o conhecimento mais acessível e palatável aos alunos, incentivando-os a se interessar por temas científicos e a visualizar a possibilidade de se tornarem futuros cientistas”, explicou o professor Guilherme Loriato.

Durante as atividades, cerca de 250 estudantes puderam explorar temas como geologia, meteoritos e as diferenças nas areias das praias. “É muito interessante ver o brilho nos olhos deles ao compreender melhor o que observam no dia a dia. Esses eventos são importantes para difundir ciência e estimular que novos cientistas surjam a partir dessas crianças”, acrescentou Loriato.

O congresso, que homenageou o professor Alcides Nóbrega Sial e celebrou os 40 anos da Sociedade Brasileira de Geoquímica, reuniu instituições de mais de 16 estados brasileiros. O evento registrou mais de 500 inscrições e 467 trabalhos submetidos, abrangendo desde pesquisas científicas até iniciativas de extensão.

Ao encerrar a participação do IGA no evento, a coordenadora Monica Heilbron ressaltou a importância do encontro e o engajamento: “Gostaria de agradecer a participação de todos os pesquisadores, que representaram o Instituto GeoAtlantico com trabalhos de alta qualidade e contribuíram para o fortalecimento das Geociências no Brasil. Eventos como este são fundamentais para trocarmos experiências, divulgarmos nossas pesquisas e também reforçarmos o compromisso do IGA com a produção e a disseminação do conhecimento científico.”Renata Correia – Jornalista IGA
Contato para imprensa: institutogeoatlantico1@gmail.com