Laboratório de pesquisa da UERJ vinculado ao Instituto GeoAtlantico com coordenação do projeto da Monica Heilbron “Isótopos radiogênicos e não convencionais no Sistema Terra-Vida: expansão das aplicações do Lagir”, tendo Claudio Valeriano (coordenador do Lagir) e Henrique Bruno (Vice coordenador do Lagir)
O edital contemplou o recurso de R$ 7,4 milhões, onde serão adquiridos espectrômetro de um Laser Ablation System Iridia, um triturador de mandíbulas e um moinho de discomassa multicoletor Neoma.
Em entrevista ao site da UERJ, Bruno comentou que novo módulo permite a análise de soluções líquidas e amostras sólidas, determinando diversos minerais, como zircão e apatita, importantes para entendermos a evolução do nosso planeta e como os primeiros continentes se formaram. Também pode ser aplicado para a Geologia Econômica (mineração), Oceanografia, Geografia, entre outras áreas.
Confira aqui a matéria completa (https://www.uerj.br/noticia/laboratorios-de-pesquisa-da-uerj-conquistam-edital-para-aquisicao-de-equipamentos-de-alta-performance/)
Equipe do Lagir, com os professores Claudio Valeriano e Monica Heilbron (à dir.) e Henrique Bruno (à esq.). Fonte: UERJ/Divulgação.