A coordenadora do Instituto Geoatlantico, Monica Heilbron, em entrevista ao Record Rio, explicou as condições de solo da região do acidente.
Uma fatalidade afligiu todo o país na última semana, uma brasileira caiu em uma encosta com centenas de metros de profundidade, na região do monte Rinjani, no sábado (21/06). A brasileira, Juliana Marins, estava no local a turismo e infelizmente não resistiu a queda.
O Monte Rinjani está situado na Indonésia e possui 3.726 metros de altura, sendo o segundo vulcão mais alto do país. A montanha e seu entorno formam o Parque Nacional Monte Rinjani, sua caldeira apresenta cerca de 50 km² onde está localizado o lago da cratera Segara Anak.
Sabe-se que regiões vulcânicas tem particularidades específicas de solo, clima e condições de visibilidade. Em entrevista a Record Rio do dia 26/06, a professora e coordenadora do Instituto Geoatlantico, Monica Heilbron, explicou as condições geológicas do local.
Na entrevista, Monica explica que há diferentes tipos de erupções vulcânicas e naquela região essas erupções são do tipo explosivas pois tem muito fluido e muita água que sai do magma que sai dos vulcões. Ainda segundo a professora essas explosões chamadas de piroclásticas “São nuvens de detritos. Esse material deposita formando esses vulcões cônicos, de alta altitude, eles são muito inclinados. E essa parte das cinzas é uma parte inconsolidada. Então além de serem montanhas elevadas, altas, a parte das cinzas são partes inconsolidadas então é um terreno difícil realmente de caminhar, não é igual caminhar em rocha em lava. E isso faz com que qualquer tipo de expedição num local como esse requeira cuidados porque é um terreno instável e perigoso de trabalhar”.
Outro fator que também foram as condições climáticas devido ao frio e a baixa visibilidade no local. O resgate de Juliana durou cerca de 15 horas e seu corpo foi recuperado na quinta-feira (25/06).
Para assistir a entrevista na íntegra, acesse: https://www.instagram.com/reel/DLYQtyfSURR/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Autora:
Larissa Lago
Administração Instituto Geoatlantico
adm.geoatlantico@gmail.com