Webster Mohriak lança livro internacional sobre a geologia do sal

Obra escrita pelo pesquisador do Instituto GeoAtlantico reúne décadas de pesquisa sobre a formação de bacias evaporíticas  e a tectônica do sal em escala global.

O professor Webster Mohriak, da Faculdade de Geologia da UERJ e pesquisador do Instituto GeoAtlantico, é autor do livro “Salt in the Earth Sciences”, publicado pela American Geophysical Union/Wiley em agosto de 2025. Dividida em dois volumes e com 21 capítulos assinados pelo professor, a obra se consolida como uma das mais completas referências sobre a geologia e tectônica do sal, abordando desde processos de deposição de minerais evaporíticos até as implicações planetárias desses minerais.

O primeiro volume, “Evaporite Rocks and Salt Deposition”, apresenta uma revisão dos modelos de deposição de sal em ambientes sedimentares modernos e discute os princípios químicos e físicos que controlam a formação de minerais evaporíticos. “O livro traz exemplos de diferentes regiões do mundo, como o Golfo Pérsico, o Mar Morto e o Tibete, comparando ambientes atuais com registros geológicos do passado”, explica Mohriak.

Já o segundo volume analisa os eventos tectônicos associados à formação das grandes bacias evaporíticas, com destaque para o Mar Vermelho, a região centro-norte da Europa, o Atlântico Sul, o Golfo do México e o Mar Mediterrâneo. A obra também discute a relação entre tectônica de sal e acumulações de petróleo, além de explorar a relação entre deposição de sal e eventos tectônicos, biologia, e astrogeologia, comparando ambientes evaporíticos extremos da Terra com os de outros planetas.

De acordo com o professor, a elaboração do livro foi “um processo trabalhoso e demorado, com a colaboração de diversos expoentes internacionais da geologia”. Ele ressalta que especialistas de áreas como Arqueologia, Biologia e Astrogeologia contribuíram com importantes sugestões e revisões técnicas.

Para Mohriak, a importância da obra está em preencher uma lacuna nas ciências da Terra. “O livro apresenta uma visão holística dos princípios físicos e químicos associados à deposição de sal, além de sintetizar o conhecimento geológico usado na análise de bacias petrolíferas e prospecção de minerais evaporíticos”, afirma. Escrito em inglês e com linguagem acessível, o livro foi pensado para estudantes e profissionais de diferentes áreas, como geologia, oceanografia, engenharia, química e física.

O pesquisador destaca que “Salt in the Earth Sciences” representa um marco em sua trajetória acadêmica e na do Instituto GeoAtlantico. “A obra é o ápice de um trabalho que começou ainda na Petrobras, quando ministrei cursos sobre tectônica de sal. Ela sintetiza diversos temas estudados na UERJ, como ambientes de sedimentação e a relação entre magmatismo, tectônica e mudanças climáticas globais”, explica.

Além de seu valor acadêmico, o livro reforça a importância da tectônica de sal na formação de reservatórios de petróleo. Segundo Mohriak, “a camada de sal desempenha um papel crucial na geração e no acúmulo de hidrocarbonetos, especialmente nas margens atlânticas”.

Com essa publicação internacional, o professor e pesquisador reforça o protagonismo da UERJ e do Instituto GeoAtlantico na pesquisa geológica global, contribuindo para o entendimento dos processos que moldam o planeta. 

Para adquirir os livros, acesse o site:

Volume 1
https://www.wiley.com/en-us/Salt+in+the+Earth+Sciences%3A+Evaporite+Rocks+and+Salt+Deposition-p-9781119405214

Volume 2
https://www.wiley.com/en-us/Salt+in+the+Earth+Sciences%3A+Basin+Analysis+and+Salt+Tectonics-p-9781394307036

Renata Correia – Jornalista IGA
Contato para imprensa: institutogeoatlantico1@gmail.com